Na primeira sessão ordinária do ano de 2026 da Câmara de Vereadores de Capinzal, realizada na noite de segunda-feira, 26 de janeiro, o vereador Enio José Paggi (PP) apresentou a Indicação nº 06/2026 ao Poder Executivo Municipal, solicitando a realização de estudos técnicos para possíveis mudanças no sistema viário da área central do município.
O pedido foi encaminhado à Secretaria de Infraestrutura, à Diretoria de Trânsito e ao Conselho Municipal de Trânsito e prevê, inicialmente, a análise da viabilidade de implantação de vagas de estacionamento em ambos os lados da Avenida XV de Novembro. A indicação também propõe a adequação da via para que possa comportar duas faixas de circulação em mão dupla, sem comprometer a fluidez e a segurança do trânsito.
De acordo com a justificativa, a proposta tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana e reorganizar o tráfego no centro da cidade. A ampliação do número de vagas de estacionamento é apontada como um benefício direto ao comércio local, facilitando o acesso de clientes e contribuindo para a dinamização das atividades econômicas da região.
Outro aspecto destacado no documento é a possibilidade de reorganizar as operações de carga e descarga na Avenida XV de Novembro. Atualmente realizadas apenas em um dos lados da via, essas atividades poderiam ser distribuídas de forma mais equilibrada, proporcionando melhor aproveitamento do espaço urbano.
Além das mudanças na avenida, a indicação prevê que, após a eventual implantação das alterações propostas, seja avaliada a transformação da Rua Ernesto Hachmann em via de mão única, no sentido descendente. A medida tem como finalidade melhorar a fluidez do trânsito na área central, especialmente na Rua Presidente Nereu Ramos, ponto que registra congestionamentos frequentes.
Segundo o vereador, a adoção do sentido único na Rua Ernesto Hachmann poderia promover melhor distribuição do fluxo de veículos, seguindo exemplo de intervenção já realizada na Rua Dona Maria Angélica Almeida. A mudança também permitiria acesso direto à Avenida XV de Novembro, eliminando a necessidade de retorno em frente à rodoviária.








